O Credenciamento EaD permite que uma Instituição mantenedora solicite ao MEC o credenciamento de Instituição de Educação Superior – IES para ofertar cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EAD.
A IES será credenciada originalmente como faculdade. Só depois de estar em funcionamento regular e atender aos padrões de qualidade e aos critérios previstos na legislação, as faculdades privadas podem requerer seu credenciamento como centro universitário ou universidade.
O Credenciamento Presencial permite ofertar cursos de graduação na modalidade presencial, uma vez que a autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.
Uma instituição será regular se estiver devidamente credenciada ou recredenciada na modalidade dos cursos que oferta, de acordo com as normas e prazos estabelecidos pela legislação da educação superior.
Para solicitar o Credenciamento a instituição deve utilizar o fluxo processual de “Credenciamento Presencial” do Sistema e-MEC, disponibilizado de acordo com o Calendário Regulatório do ano corrente.
Conforme Art. 18 do Decreto n 9.235/2017, o início do funcionamento de uma IES privada é condicionado à edição prévia de ato de credenciamento pelo Ministério da Educação na modalidade de oferta desejada, presencial ou EAD.
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O Pesquisador Institucional será responsável pela coleta de dados e preenchimento do Questionário Eletrônico do Censo da Educação Superior no Sistema Integrado de Informações da Educação Superior-SIEd-Sup.
Art. 61-E-A instituição deverá indicar um Procurador Educacional Institucional (PI), que será o responsável pelas respectivas informações no Cadastro e-MEC e nos Processos Regulatórios correspondentes, bem como pelos Elementos de avaliação, incluídas as informações necessárias à realização do ENADE.
O diretor acadêmico é um cargo de liderança, deve ser um excelente articulador, estimulando o pensamento crítico e a criatividade e deve saber articular as questões administrativas do dia a dia.
Deve ter uma visão proativa e amplo relacionamento, deve ser um articulador de processos de aprendizagem e de gestão educacional.
Deve atender as exigências de titulação de mestrado e doutorado, não apenas por uma questão de autoridade e liderança, mas também pela necessidade de conhecer metodologias de atuação inerentes às áreas que coordena para estabelecer um diálogo com os demais docentes da instituição de ensino.
O cargo mais importante na estrutura de uma instituição de ensino superior, a coordenação de curso, o coordenador de curso deve a gestão do curso, desde o planejamento, desenvolvimento, controle e apresentação à direção da instituição, revisão do PPC, verificar a frequência docente, não permitido que turmas fiquem sem aulas, atender alunos.
Deve ser responsável pelo planejamento estratégico do curso para redução da inadimplência e custos, aumento da captação de alunos, redução da evasão.
É responsável pela contração e pelo desligamento dos docentes. Já, dentro das funções políticas, entende-se que o coordenador deve ser reconhecido por seus liderados.
O coordenador precisa estar presente em eventos de sua área e realizar o planejamento de eventos técnico-científicos promovido pelo Curso dentro da sua instituição. Precisa gerar engajamento entre discente e docentes.
O docente é um mediador no processo de ensino-aprendizagem em um curso de educação a distância ou presencial, sendo o responsável geral pela motivação dos alunos e pela criação de oportunidades de aprendizagem.
O docente acompanha os alunos durante o desenvolvimento das atividades das aulas, orientando-os na realização das mesmas. É o responsável pela realização da avaliação da aprendizagem, fornecendo a avaliação final de participação do aluno no curso para que este receba o Certificado de Participação.
Cabe também ao docente orientar os tutores sobre o conteúdo do curso de educação a distância e dar suportes a eles nas questões que não possuírem conhecimento. Assim, ele é um profissional que domina o conteúdo de forma que pode auxiliar os alunos a sanar suas dúvidas.
Um tutor tem a função de auxiliar um professor no processo educativo e terá o papel de acompanhar e mediar o aproveitamento da classe, dedicando tempo, principalmente, às crianças com atrasos de aprendizagem.
O tutor deve ser atuante nos cursos de educação a distância tem um papel mais central, pois conecta o estudante ao conteúdo, professores e à instituição de ensino, substituindo o educador no contato pessoal com o estudante.
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